A Enel Américas participou, durante três meses, do projeto piloto “Blue Dot Network Certification”, desenvolvido pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em colaboração com os governos dos Estados Unidos, Japão e Austrália, que busca garantir a qualidade das infraestruturas. A empresa participou do projeto com seu parque eólico Lagoa dos Ventos, no Brasil. A planta foi escolhida tanto pela sua dimensão como pelas diversas atividades de sustentabilidade desenvolvidas nos últimos anos relacionadas ao empreendimento.

O projeto piloto avalia se os investimentos realizados pelas companhias são sustentáveis e de qualidade, se são abertos e inclusivos, transparentemente viáveis e alinhados ao Acordo de Paris. Eles também são qualificados sob o aspecto da sustentabilidade financeira, ambiental e social, de acordo com padrões, leis e regulamentos internacionais.

A empresa destacou que a participação no piloto “Blue Dot Network” faz parte da colaboração contínua da companhia com a plataforma Trust in Business, da OCDE. Este piloto é um esforço multilateral para promover o desenvolvimento de infraestruturas sustentáveis em todo o mundo. Seus resultados serão usados para testar a ferramenta, garantindo que ela seja adaptada a diferentes setores e suas etapas no ciclo de um projeto e que leve em consideração a diversidade de regiões, para garantir que seja benéfica para todas as partes interessadas.